S&P500: onde encontrar refúgio?


Neste sítio encontra informação, não encontra aconselhamento nem recomendações

Este sítio não contém aconselhamento para investimentos e nada neste sítio poderá ser considerado um aconselhamento para investimento. Este sítio providencia informação e educação para investidores que conseguem tomar as suas decisões de investimento sem aconselhamento.

A informação contida neste sítio não é, e não deverá ser lida como, uma oferta ou recomendação para comprar ou vender, ou uma solicitação de recomendação para comprar ou vender quaisquer ativos financeiros. Este sítio não é, e não pode ser visto como, uma recomendação para usar a estratégia de investimento do Risco Retorno.

Leia o disclaimer completo.


O S&P500 fecha mais uma semana em terreno negativo e quebra em baixo o suporte de um potencial triângulo descendente que fica completo caso a zona dos 3618 pontos seja atingida. Importa também notar que a média móvel 10 semanas cruzou em baixa a média das 40 semanas, refletindo o sentimento claramente vendedor do mercado.

Desde o início do ano, o sector da energia teve uma valorização de quase 50%. Ainda assim, como podemos ver no gráfico abaixo, o S&P500 desvalorizou cerca de 13,51%. Se retirarmos o sector energético do cálculo, vemos que a desvalorização aumenta para 15,24%. Daqui podemos concluir que apesar da valorização expressiva, o sector praticamente que não afectou a performance do índice ao longo deste ano.

Com esta performance relativa, o sector energético tem atraído bastantes fluxos de capital, contrariando a tendência de longo-prazo. Em contrapartida, podemos ver a fuga de capital das energias limpas para empresas do sector petrolífero ou relacionadas com o gás.

Via Callum Thomas, TopDownCharts

O ETF de Energia ($XLE) tem estado sobre domínio comprador há largos meses. Ultrapassou, durante esta semana, a zona crítica dos 78$-80$ e encaminha-se agora para a zona do 101,50$ — o máximo histórico. Ao longo dos últimos meses, esta tendência altista foi suportada por um forte volume comprador que, no entanto, tem vindo a abrandar. Mais ainda, o preço negoceia confortavelmente acima das médias de longo e médio-prazo, o que nos dá uma segurança adicional ao realizar uma análise técnica de tendência.

Bons negócios!

Próximo
Próximo

Lista Semanal | 4 a 8 de abril