Lista Semanal | 28 de fev. a 4 de março


Neste sítio encontra informação, não encontra aconselhamento nem recomendações

Este sítio não contém aconselhamento para investimentos e nada neste sítio poderá ser considerado um aconselhamento para investimento. Este sítio providencia informação e educação para investidores que conseguem tomar as suas decisões de investimento sem aconselhamento.

A informação contida neste sítio não é, e não deverá ser lida como, uma oferta ou recomendação para comprar ou vender, ou uma solicitação de recomendação para comprar ou vender quaisquer ativos financeiros. Este sítio não é, e não pode ser visto como, uma recomendação para usar a estratégia de investimento do Risco Retorno.

Leia o disclaimer completo.


USD/JPY

O par USD/JPY encontra-se numa zona de consolidação desde o início de dezembro. Neste momento, vemos um potencial triângulo ascendente em formação, o que nos indica um potencial domínio comprador nos próximos dias. Um rompimento acima da zona de 116.73 (1 ATR) pode significar, na prática, o domínio dessa pressão compradora.

GBP/USD

O GBP/USD apresenta-nos um potencial Cup & Handle invertido no gráfico semanal. Se este padrão se completar, significa que veremos uma desvalorização do dólar face à libra. É um par a acompanhar e convém estar atento ao suporte na zona dos 1.319.

A nível fundamental, temos visto o Banco de Inglaterra mais interventivo no controlo da inflação, tendo inclusive já feito um aumento de taxas e mantém um discurso mais hawkish. No entanto, nos próximos dias ou semanas, podemos ver uma maior procura por dólares devido ao conflito na Ucrânia. Se assim for, a libra enfrenta uma maior pressão por parte do dólar.

USD/CAD

O par USD/CAD forma um potencial triângulo ascendente, no gráfico semanal, desde julho-agosto de 2020. Verificam-se duas tentativas frustradas de romper a zona superior do triângulo e agora temos a possibilidade de ver uma terceira. Convém acompanhar os valores das duas últimas tentativas e esperar por um fecho acima das zonas. De momento, estou a monitorizar um fecho acima da zona de 1.299.

No gráfico diário, vemos com maior detalhe as zonas que não conseguiram ser rompidas em alta e verificamos um forte suporte, nas últimas duas semanas, na zona de 1.27. Esta base, indica-nos que existe uma forte pressão compradora nesta zona.

EUR/AUD

O EUR/AUD encontra-se consolidado num rectângulo há cerca de um ano. Historicamente, períodos de grande consolidação são seguidos por períodos de grande expansão.

Do ponto de vista fundamental, o Banco Central Australiano (RBA) manteve as taxa de juro inalteradas, cifrando-se nos 0,1% (vs 0% BCE), mas já parou com o programa de compra de ativos, demonstrado maior agressividade na sua política monetária. De momento, a inflação na Austrália é de 3,5% (vs 5,1% na Zona Euro). A Austrália beneficia também de preços mais elevados de matérias-primas uma vez que a sua economia depende, em grande parte, da exportação das mesmas.

Assim sendo, parece fazer sentido procurar rompimentos em baixa, na zona inferior do rectângulo que vem sendo formado.

USD/CNH

O gráfico semanal do USD/CNH é interessante porque nos mostra as expectativas do mercado em relação ao dois poderosos blocos económicos — EUA e China.

Desde junho-julho de 2019 que o dólar tem desvalorizado fortemente em relação ao yuan. No entanto, tivemos um período de consolidação durante cerca de um ano que formou um triângulo descendente. Este triângulo rompeu em baixa, podendo indicar maiores expectativas para o futuro da economia chinesa relativamente à dos EUA.

Anterior
Anterior

Lista Semanal | 7 a 11 de março