Lista Semanal | 7 a 11 de março


Neste sítio encontra informação, não encontra aconselhamento nem recomendações

Este sítio não contém aconselhamento para investimentos e nada neste sítio poderá ser considerado um aconselhamento para investimento. Este sítio providencia informação e educação para investidores que conseguem tomar as suas decisões de investimento sem aconselhamento.

A informação contida neste sítio não é, e não deverá ser lida como, uma oferta ou recomendação para comprar ou vender, ou uma solicitação de recomendação para comprar ou vender quaisquer ativos financeiros. Este sítio não é, e não pode ser visto como, uma recomendação para usar a estratégia de investimento do Risco Retorno.

Leia o disclaimer completo.


Performance Semanal FX

Fonte: Koyfin

AUD/JPY

O par AUD/JPY forma um potencial triângulo ascendente, no gráfico diário, desde o início do ano. Verifica-se uma tentativa de rompimento da zona superior do triângulo e, com isso, alcançar novos máximos relativos.

A zona dos 85 será o ponto crítico a monitorizar. Importa também referir que o dólar australiano está a beneficiar das saídas de capital da Europa e dos elevados preços das matérias-primas, o que lhe garante este momentum.

EUR/AUD

Na semana passada, tinha referenciado o EUR/AUD como um par a manter sob observação uma vez que os fundamentais e a parte técnica estavam alinhados e, juntou-se a essa díade, o sentimento de pânico na Europa, levando à saída de muitos investidores.

Neste momento, o Euro é uma das moedas mais fracas, enquanto que o Dólar Australiano beneficia do aumento dos preços das matérias-primas, da pouca relação comercial com a Rússia e do afastamento geográfico, sendo a moeda mais forte, a par do Dólar.

O gráfico, quer semanal quer diário, mostram-nos isso mesmo.


EUR/GBP

O par EUR/GBP está consolidado num retângulo há cerca de cinco anos. No entanto, o Euro tem vindo a perder terreno para a Libra e encontra-se agora perto da zona inferior do retângulo.

Se nos focarmos nas velas diárias, vemos que foi quebrado em baixa um triângulo descendente, o que pode ser indício de um rompimento em baixa e uma maior desvalorização do Euro.

Do ponto de vista fundamental, o Banco de Inglaterra está mais empenhado em combater a inflação e já subiu as taxas de juro em 25 pontos base. Para além disso, as expectativas dos empresários, medidas pelo PMI Composite foram de 59,90 em fevereiro (vs. 55,50).

GBP/USD

O GBP/USD encontra-se no limiar inferior de um triângulo descendente com cerca de um ano e meio. Se este triângulo for quebrado em baixa, é provável que os vendedores continuem a dominar o mercado, sobretudo com o actual quadro geopolítico.

Futuros de Paládio (Contínuo)

Os futuros de Paládio — metal precioso utilizado em semicondutores, por exemplo —, rompeu em alta um retângulo com cerca de dois anos e meio. Este movimento é explicado, em grande medida sobre a incerteza da oferta deste minério, uma vez que a Ucrânia representa cerca de 70% da produção mundial.

Se o desencontro entre oferta e procura se mantiver, é expectável que esta matéria-prima valorize bastante a médio-prazo. No entanto, para já, convém monitorizar o máximo relativo, na zona dos 2980$.

XAG/EUR

O valor da Prata face ao Euro está a iniciar o rompimento em alta de uma consolidação em retângulo com alguns anos. A fraqueza do Euro, o actual cenário geopolítico, o quadro inflacionista e o perfil histórico de refúgio de algumas matérias-primas são factores que dão à Prata um suporte fundamental, acompanhando a análise técnica.

Anterior
Anterior

Lista Semanal | 14 a 18 de março

Próximo
Próximo

Lista Semanal | 28 de fev. a 4 de março